MENU

Mundo

Japão promete ampliar as sanções contra Coreia do Norte após naufrágio

Japão promete ampliar as sanções contra Coreia do Norte após naufrágio

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O Japão vai aumentar as sanções contra a Coreia do Norte, disse o principal porta-voz do governo nesta sexta-feira (28), depois que investigações sul-coreanas  concluíram na semana passada que Pyongyang seria responsável pelo naufrágio de um navio de guerra sul-coreano em março.

O governo japonês, que há muito tempo tem relações hostis com a Coreia do Norte sobre assuntos como a colonização japonesa de 1910 a 1945 da península coreana, e o sequestro de cidadãos japoneses por Pyongyang algumas décadas atrás, se vê como possível alvo de agressão por parte de seu imprevisível vizinho.

A medida foi divulgada antes da cúpula trilateral com a Coreia do Sul e a China deste final de semana, em que Pequim sofrerá novas pressões para se unir ao grupo internacional que condena Pyongyang.

''A posição do governo é que iremos apresentar nosso pensamento sobre a Coreia do Norte nas reuniões internacionais e trabalhar de perto com a Coreia do Sul'', disse a jornalistas o secretário-chefe do gabinete japonês, Hirofumi Hirano.

''Fazemos um forte apelo à China para que entenda essa posição e se alinhe a nós, para compartilhar nosso entendimento.''

O Japão vai reduzir o limite sobre a quantidade de dinheiro não-declarado que pode ser transportado em viagens à Coreia do Norte para 100 mil ienes, ante os atuais 300 mil ienes, disse Hirano a jornalistas. Transferências de mais de 3 milhões de ienes também deverão ser declaradas, comparados aos 10 milhões anteriores, disse ele.

As novas sanções serão implementadas rapidamente, acrescentou.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições