MENU

Mundo

Japão reabre parcialmente Aeroporto de Sendai

Japão reabre parcialmente Aeroporto de Sendai

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:47

O aeroporto da cidade de Sendai, no nordeste do Japão , reabriu parcialmente suas pistas para voos nacionais nesta quarta-feira (13), pouco mais de um mês depois de ser arrasado pelo grande terremoto e o tsunami que devastaram a região em 11 de março .

A primeira aeronave a aterrissar nesta quarta em Sendai, capital da província de Miyagi, foi um voo da Japan Airlines que decolou do aeroporto de Haneda, em Tóquio, informou a agência local Kyodo.

O avião levava em sua lateral a mensagem “Gambaro Nippon” (“Ânimo Japão”), repetida nos últimos dias em todo o país enquanto avançam os trabalhos de reconstrução após a tragédia, que deixou mais de 13 mil mortos e mais de 15 mil desaparecidos, segundo o último boletim da polícia local.

O aeroporto de Sendai foi varrido pelas ondas que avançaram vários quilômetros e deixaram o terminal coberto de lodo e com as pistas destruídas, com carros amontoados uns sobre outros ou misturados com restos de aeronaves, barcas e entulho.

Por enquanto, funcionam cerca de 20% das instalações do aeroporto, que ainda não conta com calefação nem reabriu seus restaurantes, segundo a Japan Airlines, que prevê enviar um voo por dia a Sendai.

Já a companhia aérea All Nippon Airways (ANA) prevê a partir desta quarta três voos diários para Sendai.

Após os desastres naturais de 11 de março, o aeroporto era utilizado apenas por aviões e helicópteros das Forças de Autodefesa (Exército) do Japão e por militares americanos envolvidos nas tarefas de emergência.

A Japan Airlines faz primeiro pouso no Aeroporto de Sendai, devastado pelos desastres naturais que atingiram o Japão em 11 de março. (Foto: Sergey Ponomarev / AP Photo)

  Os responsáveis pelo terminal advertiram que ainda levará tempo até que as operações retornem à normalidade, já que a água, entre outras coisas, danificou a aparelhagem da torre de controle.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições