MENU

Mundo

Japão realizará testes de resistência em todas suas usinas nucleares

Japão realizará testes de resistência em todas suas usinas nucleares

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:35

O Governo do Japão realizará testes de resistência em todos os reatores nucleares do arquipélago enquanto o país ainda tenta solucionar a crise nuclear na central de Fukushima Daiichi, disse nesta quarta-feira (6) a agência "Kyodo".

A medida foi anunciada pelo ministro da Indústria japonês, Banri Kaieda, que em meados de junho fez uma chamada para o restabelecimento dos reatores nucleares fora de serviço desde a catástrofe de 11 de março.

Os testes em todas as usinas japonesas serviriam para medir sua resistência perante eventuais desastres naturais de grande magnitude, como terremotos e tsunamis.

O Japão mantém 35 de seus 54 reatores desativados por precaução ou por revisões rotineiras após o desastre de março, que provocou no nordeste do país a pior crise nuclear desde a de Chernobyl, em 1986.

Por estas circunstâncias, a provisão elétrica ficou reduzida, o que levou o Governo a exigir que empresas e particulares do nordeste reduzam seu consumo em 15% durante o verão (Hemisfério Norte).

Por enquanto, apenas a localidade de Genkai (centro do país) aceitou colocar em funcionamento duas das unidades que abriga, embora para ativá-las ainda seja necessária a autorização do governador da província de Saga, que se pronunciará em meados de julho.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições