MENU

Mundo

Japão se desculpa por não avisar países sobre vazamento radioativo

Japão se desculpa por não avisar países sobre vazamento radioativo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:48

O porta-voz do governo japonês, Yukio Edano, pediu desculpas nesta quarta-feira (6) aos países vizinhos do Japão por não ter notificado com antecedência sobre o vazamento de água radioativa ao Oceano Pacífico iniciado na segunda-feira (4) na usina nuclear de Fukushima, seriamente afetada pelos desastres naturais do dia 11 de março. As declarações de Edano ocorrem pouco depois do governos sul-coreano ter demonstrado descontentamento pelo lançamento de água de baixa radiação ao mar para permitir o armazenamento de líquido com mais radiação procedente dos reatores de Fukushima Daiichi.

Na terça (5), um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores sul-coreano disse que “eventos que causam ansiedade entre países vizinhos devem ser notificados anteriormente”.

Seul chegou a afirmar que a liberação de água radioativa ao mar por parte da Tokyo Electric Power Compan (Tepco), a operadora da central atômica, “poderia representar um problema com relação às leis internacionais”, algo que o Ministério das Relações Exteriores japonês negou.

Edano disse nesta quarta que a liberação de 11.500 toneladas de água com baixa radioatividade (cerca de 100 vezes acima dos limites legais) é necessária para seguir armazenando líquido com maior concentração de radiação e retomar as tarefas de resfriamento dos reatores mais afetados.     O porta-voz do governo japonês também afirmou que o vazamento de água radioativa ao mar perto de Fukushima Daiichi, através de uma rachadura em um poço, foi controlado graças à injeção de silicato de sódio.

No entanto, Edano pediu cautela, já que ainda deve ser confirmado se não há outros focos de vazamento O porta-voz disse que o governo japonês trabalhará para explicar aos pescadores da região os problemas causados pela contaminação das águas próximas à central nuclear com materiais radioativos como o iodo e o césio. Segundo a televisão pública “NHK”, a maior parte das cooperativas de pescadores da vizinha província de Ibaraki deixou de trabalhar voluntariamente, após serem detectados níveis de césio superiores ao permitido em um peixe similar à enguia.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições