MENU

Mundo

Japão tem maior índice de desemprego em cinco anos

Japão tem maior índice de desemprego em cinco anos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

A taxa de desemprego no Japão registrou alta de 0,2 ponto em abril na comparação com março e chegou a 5%, o maior nível em cinco anos, anunciou o ministério do Interior nesta sexta-feira, 29 de maio.

O aumento já era esperado pelos economistas.

O número de desempregados aumentou em 710.000 pessoas em abril na comparação com o mesmo mês em 2008, a 3,46 milhões.

A barreira de 5% do índice de desemprego poucas vezes foi superada no Japão e é um símbolo para muitos japoneses de um real e forte deterioração do mercado de trabalho.

Recorde

Já a produção industrial do Japão registrou em abril o maior aumento porcentual em mais de meio século, mas as persistentes quedas de preços e o crescimento do desemprego limitaram a expectativa de que a ocupação dos pátios das fábricas se traduza em recuperação da economia.

Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria, a produção industrial japonesa aumentou em abril 5,2% em relação a março. , no segundo mês consecutivo de declínio.

O crescimento da produção industrial em abril é o maior já registrado pelo atual método de cálculo, que começou em 2005, e também a maior expansão desde março de 1953, durante a Guerra da Coreia.

O diretor do Escritório de Análise Econômica do Ministério, Katsuya Shimura, explicou, no entanto, que as diferenças na estrutura industrial do país dificultam uma comparação simples entre os dados atuais e os da década de 50.

Inflação

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) caiu 0,1% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições