MENU

Mundo

Japão teve novo vazamento de água contaminada em Fukushima

Japão teve novo vazamento de água contaminada em Fukushima

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:44

A Tokyo Electric Power Company (Tepco), operadora da usina nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão , informou nesta quinta-feira (12) que no dia anterior foi detectado um vazamento de água altamente radioativa no mar, mas que a situação foi controlada horas depois.

Funcionários usando roupas de proteção trabalham próximos à fossa pela qual a água contaminada vazou da usina de Fukushima (Foto: Reuters/Tokyo Electric Power Co)

  Na água do mar na região da central foi detectada a presença de césio-134 em concentração pelo menos 18 mil vezes maior que a permitida, enquanto os níveis de césio-137 eram em torno de 22 mil vezes superiores ao limite legal.     Os técnicos da usina de Fukushima, onde teve início uma crise nuclear após o terremoto e o tsunami de 11 de março, detectaram que um encanamento próximo ao reator 3 vertia água a uma fossa, que por sua vez vazava ao mar, segundo a emissora de TV japonesa "NHK".

Na fossa em questão, o nível de césio-134 na água era 620 mil vezes superior ao permitido, e o de césio-137, 430 mil.

Desde o terremoto seguido de tsunami de dois meses atrás, a Tepco luta para baixar a temperatura dos reatores da central Fukushima Daiichi, objetivo que a empresa espera alcançar entre outubro deste ano e janeiro de 2012.

A parada abrupta do resfriamento provocado por uma onda de 14 metros provocou um colapso parcial e os técnicos injetam há dois meses milhões de toneladas de água nos reatores para impedir um superaquecimento.

Os técnicos da Tepco passaram ainjetar na cuba onde fica o combustível nuclear aproximadamente sete toneladas de água por hora e esperam inundar as áreas vizinhas para acelerar o resfriamento.

Estas operações são realizadas com o auxílio de caminhões-tanque, bombas de concreto e outros sistemas de irrigação, que teriam provocado vazamentos expressivos de água contaminada.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições