MENU

Mundo

Jornal diz que dados de caixa-preta do voo 447 apontam erro dos pilotos

Jornal diz que dados de caixa-preta do voo 447 apontam erro dos pilotos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

  O jornal francês “Le Figaro” informa nesta terça-feira (17) que análise inicial do conteúdo de uma caixa-preta do Airbus da Air France que fez o trágico voo 447, entre Rio e Paris, em 31 de maio de 2009, exime de culpa a Airbus, fabricante do A330 que caiu com 228 pessoas a bordo, e aponta para erro dos pilotos. Agências internacionais de notícias reproduzem a informação do períódico.

Em um artigo intitulado 'A pista do erro da tripulação se confirma', o jornal francês diz ter tido acesso a dados preliminares da análise das caixas-pretas que seriam repassadas pelos investigadores ao governo francês. Segundo o "Le Figaro", os investigadores tentam agora determinar se o erro dos pilotos é puramente humano ou incumbe também a companhia aérea Air France, proprietária do avião, o outro acusado.

A Airbus, diz o jornal, já teria informado, em um comunicado a todos os seus clientes no mundo que, com base nas informações da investigação, não há nada tecnicamente de errado com suas aeronaves.   

A informação, porém, não foi confirmada pelo Escritório de Investigação e Análise (BEA, na sigla em francês), órgão que investiga acidentes aeronáuticos.

De acordo com o BEA, a informação é um “tributo ao sensacionalismo, uma afronta ao respeito dos passageiros e tripulantes que morreram”.

O BEA informou, em nota em seu portal, que “qualquer informação sobre a investigação de outra fonte é nula se não for confirmada pelo BEA”. Segundo o escritório, a investigação “é longa e meticulosa” e “nesta fase do inquérito nenhuma conclusão pode ser tirada”.

"A captação da totalidade dos dados contidos nas gravações sonoras e dos parâmetros do voo nos dão quase certeza de que vai ser possível esclarecer o acidente", indicou o BEA no comunicado.

Uma das caixas-pretas do voo 447 foi apresentada em Paris. (Foto: Arquivo/Mehdi Fedouach/AFP)

  Segundo o BEA, todos os dados contidos nas caixas-pretas foram recuperados e estão em ótimo estado, de acordo com comunicado divulgado na segunda-feira (16).

Os gravadores de voz e de dados do avião da Air France foram retirados do Oceano Atlântico na última semana. Estavam a quase 4 mil metros de profundidade e foram resgatados após o uso de um submarino inteligente.

O primeiro gravador a ser aberto foi o que contém os dados do voo. A outra caixa-preta contém as informações do Cockpit Voice Recorder (CVR), que possui a gravação de voz na cabine.

  De acordo com o jornal, especialistas do BEA estão tratando de determinar se o erro foi exclusivamente humano e também estão levando os investigadores a se concentrarem nos procedimentos adotados pela tripulação após a falha inicial das sondas que medem a velocidade.

O BEA descartou divulgar informações parciais sobre o conteúdo das gravações. As primeiras conclusões podem exigir meses. O relatório final sobre o acidente deve ser divulgado apenas no início de 2012.

O Comando da Aeronáutica enviou, na terça-feira (10), para a França um oficial especialista em abertura e de gravação de caixas-pretas para acompanhar a leitura os gravadores recuperados em alto-mar.

As operações de resgate dos corpos das vítimas serão retomadas por volta do dia 20 de maio, quando deverá ocorrer a troca da tripulação do navio. Dois corpos foram retirados do mar.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições