MENU

Mundo

Jornal estima alto comparecimento nas urnas durante eleições britânicas

Jornal estima alto comparecimento nas urnas durante eleições britânicas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

O Reino Unido deve registrar um alto comparecimento nas urnas nas eleições desta quinta-feira (6), estima o jornal britânico The Guardian. Sem apresentar números, o jornal relatou movimentação intensa nos colégios eleitorais londrinos e das principais cidades britânicas.

O jornal relatou movimento contínuo desde a abertura das estações de voto, mas sem a ocorrência de filas.

Ainda não há uma estimativa oficial de comparecimento. As urnas abriram às 7h (3h em Brasília) e devem fechar apenas às 22h (18h em Brasília).

A pesquisa final do Guardian/ICM aponta uma vantagem do Partido Conservador de oito pontos sobre os trabalhistas.

Assim, os conservadores ficam com 36% dos votos, os trabalhistas com 28%, e os liberais democratas com 26%. Com base nestes resultados o Guardian prevê que o líder do Partido Conservador, David Cameron, ficará muito perto de obter a maioria e, se conseguir apoio dos ''nanicos'', pode evitar ter de barganhar apoio aos liberais.

No entanto, este é apenas um cenário. O jornal britânico The Independent, por exemplo, lista oito possíveis cenários políticos após a votação de hoje.

As posições gerais dos candidatos divergem pouco, mas as inclinações sobre imigração e Europa são diferentes. Cameron, conservador, é a favor de um endurecimento nas regras migratórias e é cético em relação à União Europeia.

Já o líder dos liberais, Nick Clegg, que foi eurodeputado, defende o bloco da Europa e uma integração maior do Reino Unido a ele. Filho de um russo com uma holandesa e casado com uma espanhola, Clegg também é o mais liberal em relação à migração.

O atual e impopular primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, assumiu falhas ''pessoais'' e de seu governo, mas há o prospecto de que realmente nada mude de verdade com ele no governo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições