MENU

Mundo

Julgamento contra Jacques Chirac é marcado para setembro

Julgamento contra Jacques Chirac é marcado para setembro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:38

O Tribunal Correcional de Paris decidiu nesta segunda-feira que o julgamento contra o ex-presidente francês Jacques Chirac em um caso de corrupção será realizado entre 5 e 23 de setembro deste ano.

O tribunal se reuniu nesta segunda-feira para determinar as datas do julgamento, no qual o ex-chefe de Estado é acusado de financiamento irregular de partidos através da contratação fictícia de pessoas enquanto era prefeito de Paris.

Inicialmente previsto para março passado, o processo foi suspenso no dia seguinte de sua abertura, depois que os advogados de alguns dos acusados apresentaram um recurso.

Em 20 de maio, a Corte Suprema francesa rejeitou esse recurso, que se sustentava na prescrição dos crimes, ao considerar que a questão colocada pelos acusados não era "nova" nem apresentava "um caráter sério".

Chirac é acusado de corrupção em dois processos diferentes. O primeiro se refere a 21 empregos fictícios para pessoas que foram contratadas e pagas pela Prefeitura de Paris entre 1992 e 1995, mas que supostamente não trabalharam para o município.

O segundo, investigado pelo Tribunal de Nanterre, nos arredores da capital, concerne a outros sete empregos também remunerados pelos cofres municipais de Paris, para pessoas que, segundo a acusação, ocupavam diversos cargos no partido do ex-presidente.

Se for considerado culpado, o ex-chefe de Estado francês pode ser condenado a até dez anos de prisão e a pagar uma multa de 150 mil euros.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições