MENU

Mundo

Julgamento de nazista começa em Munique

Julgamento de nazista começa em Munique

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:28

John Demjanjuk, acusado de cumplicidade no assassinado de judeus em 1943, chega à corte em Munique, onde será julgado nesta segunda-feira

O julgamento de John Demjanjuk, de 89 anos, acusado de cumplicidade no extermínio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, teve início nesta segunda-feira (30).

A sessão, que estava marcada para as 10h locais (7h em Brasília) começou com atraso devido a problemas na entrada do Tribunal de Munique, na Alemanha.

A sala de audiência onde acontece o julgamento tem capacidade para apenas 150 pessoas, e  não comporta as centenas de jornalistas e sobreviventes do Holocausto e seus familiares, que compareceram ao tribunal.

Às 09h30 locais (6h30 em Brasília), uma ambulância chegou ao tribunal, mas não foi possível confirmar se ela transportava Demjamjuk, apátrida de origem ucraniana expulso dos Estados Unidos em maio.

John Demjanjuk é acusado de cumplicidade no assassinato de 27.900 judeus no campo de extermínio de Sobibor, perto de Lubin, região que atualmente faz parte da Polônia.

Ele figura em primeiro lugar na lista de criminosos nazistas do Centro Wiesenthal, uma organização judia de defesa dos direitos humanos, e nega ter trabalhado no campo de extermínio.

Demjanjuk escapou da pena de morte há cerca de 20 anos, em Israel, depois de um processo por crimes similares.

O acusado foi expulso em maio dos Estados Unidos, onde vivia desde 1952.

Depois de uma batalha judicial em torno de sua saúde ruim, o nazista foi finalmente considerado finalapto a ser julgado pela justiça alemã e americana.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições