MENU

Mundo

Junta militar amplia poderes do premiê provisório do Egito

Junta militar amplia poderes do premiê provisório do Egito

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:19

A junta militar que governa interinamente o Egito confirmou nesta quarta-feira (7) a entrega de mais poderes a Kamal Ganzouri, recém-nomeado primeiro-ministro interino. Ele assumirá algumas das tarefas da Presidência, informou a agência estatal de notícias 'Mena'.

Diante das críticas por sua continuade no poder depois da renúncia do presidente Hosni Mubarak, ocorrida em fevereiro, o Conselho Supremo das Forças Armadas decidiu ampliar as funções do premiê, exceto as relacionadas com o Exército e o Judiciário. Por meio de um decreto, foram introduzidas emendas aos Anúncios Constitucionais emitidos após a saída de Mubarak e que modificaram o mandato do chefe de Estado e os requisitos para candidatura à Presidência.

Espera-se que o primeiro-ministro anuncie logo o novo governo egípcio depois de se reunir com alguns candidatos e pedir o apoio de todas as correntes políticas do país.

No último dia 25 de novembro, a nomeação de Ganzouri foi rejeitada por grupos políticos e manifestantes da praça Tahrir, que também pedem mais pressa na transição democrática no país.

Entre os nomes cotados para integrar o próximo Executivo estão alguns ex-ministros do anterior, como Mohammed Amro e Adel Abdelhamid, que foram titulares das pastas de Relações Exteriores e Justiça, respectivamente.

Eleitora egípcia mostra dedo sujo de tinta após votar nesta terça-feira (6) no Cairo (Foto: Reuters)        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições