MENU

Mundo

"Juntos conseguiremos sair dessa crise", afirmou Barack Obama em discurso de posse

"Juntos conseguiremos sair dessa crise", afirmou Barack Obama em discurso de posse

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Com a mão sobre a mesma Bíblia usada por Abraham Lincoln, em 1861, Barack Obama fez o juramento que o empossou como novo presidente dos Estados Unidos. A cerimônia aconteceu no Capitólio, em Washington (EUA), nesta terça-feira, dia 20 de janeiro, e reuniu aproximadamente dois milhões de pessoas, o maior público presente em uma posse americana.

O 44º presidente dos EUA iniciou seu discurso falando sobre igualdade: "Deus deu a todos igual oportunidade para prosperar". Obama citou os ideais da Constituição americana e afirmou que eles ainda são os mesmos dos fundadores do país: "Nós somos os guardiões desse legado [...] Que os Estados Unidos se imponham no mundo pela força do exemplo e não pela força das armas [...] Somos uma nação de hindus, muçulmanos, judeus, de toda língua e cultura", disse. Em outro momento do discurso, falou sobre uma nova era de paz, na qual a América deve desempenhar seu papel, e afirmou: "Vamos começar a deixar responsavelmente o Iraque".

Obama agradeceu ao ex-presidente George W. Bush. Mas ao referir-se a situação finaceira do país, chamou a atenção para a "falta de monitoramento" econômico. Para a mudança, o novo presidente crê no envolvimento populacional: "Nós escolhemos a esperança sobre o medo. Sabemos da gravidade da crise, pois vemos a situação que vivemos, com milhares de empregos perdidos. Mas juntos conseguiremos sair dessa crise". Segundo ele, "esse é o preço e a promessa da cidadania".

O presidente afirmou ainda que os problemas não serão resolvidos facilmente nem em pouco tempo, mas que serão enfrentados. "A nossa economia está enfraquecida como consequência de ganância e irresponsabilidade de alguns", afirmou. "Os argumentos políticos antigos não se aplicam mais. A pergunta que fazemos hoje não é se um governo é pequeno ou grande demais, e sim, se funciona. Uma nação não pode prosperar se beneficiar apenas os prósperos. A América é amiga de toda nação que busque paz e dignidade".

Fizeram as orações oficiais da posse do novo presidente, o pastor Rick Warren, líder da Sadleback Church (Califórnia) e autor do best-seller "Vida com propósitos", e o Reverendo Joseph Lowery, que atuou com Luther King na busca pela igualdade dos direitos civis nos Estados Unidos.

Acompanham a posse no Capitólio membros da administração de George W. Bush, como Condoleezza Rice, até então secretária de Estado e os pais do ex-presidente, George Bush (1989-1993) e Bárbara Bush. Estiveram também na posse de Obama o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger; o democrata Ted Kennedy; o democrata Al Gore; Bill Clinton e Hillary Clinton, atual secretária de Estado.

Foto: Wikipedia

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições