MENU

Mundo

Justiça condena ex-governador que tentou vender vaga de Obama

Justiça condena ex-governador que tentou vender vaga de Obama

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:36

O ex-governador do Estado americano do Illinois, Rod Blagojevich, foi condenado por tentar vender o mandato deixado vago pelo ex-senador e atual presidente Barack Obama.

Blagojevich, 54 anos, foi considerado culpado de 17 das 20 acusações de corrupção às quais respondia. A sentença, que ainda não foi anunciada, pode chegar a 300 anos de prisão.

O ex-governador democrata (partido de Obama), que fora eleito em 2002, foi preso em dezembro de 2008 e afastado do cargo no mês seguinte, durante as investigações. Ele já havia sido declarado culpado por mentir aos investigadores.

Ainda no tribunal em Chicago, Blagojevich disse à imprensa estar 'muito desapontado com o veredicto'. Disse também estar 'chocado' e que gostaria de voltar à sua casa para tentar 'colocar (a situação) em ordem'.

Extorsão

Blagojevich foi ainda declarado culpado por tentar extorquir o executivo de um hospital e doadores de campanha.

A acusação mais conhecida foi a tentativa de vender a cadeira de Obama no Senado, que ficou vaga quando o então candidato (com domicílio eleitoral em Illinois) passou a se dedicar à campanha eleitoral à Presidência, em 2008.

Como não há suplentes de senadores nos Estados Unidos, é o governador do Estado é quem decide que ocupará o assento no Congresso em casos assim.

Entre as provas apresentadas contra ele havia uma gravação em que o ex-governador dizia que a nomeação da vaga no Senado era uma oportunidade 'de ouro'.

Trata-se do segundo julgamento de Blagojevich. A defesa do ex-governador tentou convencer o júri dizendo que as conversas gravadas não tinham a intenção de executar um plano de corrupção. Também argumentaram que não houve recebimento de dinheiro.

O antecessor de Blagojevich, o republicano George Ryan, também se encontra preso por corrupção.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições