MENU

Mundo

Justiça da França multa Continental Airlines pelo acidente do Concorde

Justiça da França multa Continental Airlines pelo acidente do Concorde

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

A Justiça da França anunciou nesta segunda-feira (6) uma multa de 200 mil euros (US$ 265 mil) à empresa Continental Airlines, que foi considerada penalmente responsável pelo acidente do Concorde que matou 113 pessoas em 2000 nas proximidades de Paris.

O tribunal de Pontoise, perto da capital francesa, também condenou a empresa americana a pagar um milhão de euros (US$ 1,35 milhão) por danos e prejuízos à Air France pelo acidente de 25 de julho de 2000, dois minutos depois da decolagem com destino a Nova York de um Concorde da Air France.   Um documento do Escritório de Investigações e Análises (BEA), autoridade francesa encarregada dos aspectos técnicos, informa que o acidente foi provocado por uma lâmina de titânio que se desprendeu de um avião DC10 da Continental Airlines que acabara de decolar do aeroporto Charles de Gaulle.

Uma roda do Concorde explodiu depois de passar sobre a lâmina, de acordo com o BEA, e as peças expelidas provocaram um buraco no tanque combustível, o que provocou um vazamento e um incêndio. Logo em seguida, pela primeira vez um modelo do Concorde caiu.

A Continental Airlines nega qualquer responsabilidade no acidente, e alega que o avião pegou fogo antes de tocar a lâmina em questão.

Depois do acidente, os Concorde da Air France e da British Airways permaneceram 15 meses em terra. E depois de retomar os voos por algum tempo, deixaram de voar em 2003.

A frota de Concorde, que iniciou os voos comerciais em 1976, tinha 20 aeronaves. Muitos faziam voos transatlânticos a uma velocidade superior a 2.170 quilômetros por hora.

Um voo entre Paris e Nova York demorava menos de quatro horas.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições