MENU

Mundo

Justiça do Chile vai investigar a morte do ex-presidente Allende

Justiça do Chile vai investigar a morte do ex-presidente Allende

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:58

A Justiça do Chile anunciou nesta quinta-feira (27) que vai investigar pela primeira vez as circunstâncias da morte do ex-presidente Salvador Allende, morto durante o golpe militar de Augusto Pinochet em 11 de setembro de 1973, depois que a promotoria apresentou um pedido neste sentido.

Salvador Allende (1970-1973) morreu em seu gabinete no Palacio de La Moneda, em Santiago, durante o golpe militar de 11 de setembro de 1973, que instalou o general Augusto Pinochet no poder.

A versão oficial é de que Allende teria se matado, mas sempre se suspeitou de que ele pudesse ter sido morto.

As ações foram iniciadas depois que o juiz encarregado de coordenadr os casos de violações dos Direitos Humanos, Sergio Muñoz, detectou que existiam muitos casos de vítimas que não haviam apresentado nenhuma queixa.

Muñoz encomendou uma promotora que verificasse o número de vítimas não representadas e redigisse 726 ações, entre as quais se encontra a referente à morte do ex-presidente Allende, que jamais foi investigada.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições