MENU

Mundo

Justiça francesa anuncia primeiras condenações por uso de burca

Justiça francesa anuncia primeiras condenações por uso de burca

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:26

Kenza Drider, usando véu islãmico sobre o rosto,

anuncia que será candidata às eleições

presidenciais de 2012 (Foto: Remy de la

Mauviniere/AP)

  Duas mulheres foram condenadas nesta quinta-feira (22) por um tribunal pelo uso do véu islâmico integral, a primeira decisão do tipo adotada na França desde a entrada em vigor em abril da lei que proíbe o uso da burca ou niqab no espaço público.

Desde então, várias mulheres foram multadas nas vias públicas por policiais, mas esta é a primeira vez que um tribunal da polícia - formado por um juiz e um notário - examina um caso semelhante. As duas mulheres se apresentaram vestidas da mesma forma em 5 de maio diante da prefeitura de Meaux, no oeste.

A prefeitura é comandada pelo secretário-geral do partido governante UMP, Jean François Copé - um dos principais políticos a apoiar a lei, que desde 11 de abril proíbe na França o uso do véu islâmico integral - burca ou niqab - nos espaços públicos: ruas, transportes públicos, lojas, escolas, agências dos correios, tribunais, hospitais e prédios da administração pública.

Nesta quinta, a muçulmana Kenza Drider anunciou diante da Corte da região de Meaux sua candidatura à Presidência da França, nas eleições do próximo ano. "Quando uma mulher quer manter sua liberdade, ela precisa ser corajosa", disse ela para a agência Associated Press.

A burca ou niqab são véus que cobrem a mulher da cabeça aos pés, com apenas uma pequena abertura na altura dos olhos.

Hind Ahmas, de 32 anos, foi condenada a pagar multa de 120 euros e Najate Nait Ali, de 36 anos, a pagar 80 euros.

O tribunal não condenou as duas a assistir ao curso de cidadania, como pedia a promotoria, que também solicitara multas de 150 euros. As mulheres não puderam assistir à audiência desta quinta porque chegaram tarde. Durante a primeira audiência, meses atrás, uma delas não pôde entrar porque se negou a tirar o véu integral que usava.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições