MENU

Mundo

Justiça indicia ex-presidente francês Jacques Chirac

Justiça indicia ex-presidente francês Jacques Chirac

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

O ex-presidente da França, Jacques Chirac, foi indiciado nesta sexta-feira (18), acusado de participação em esquema de empregos fictícios

O ex-presidente da França Jacques Chirac (1995-2005) foi indiciado nesta sexta-feira (18) em uma investigação sobre um suposto sistema de empregos fictícios montado quando ele era prefeito de Paris (1977-1995), informou o advogado do ex-presidente, Jean Veil.

De acordo com Veil, o juiz Jacques Gazeaux, do tribunal de Nanterre, subúrbio de Paris, acusou Chirac de ''apropriação ilícita de interesses com relação a sete empregos''.

Segundo a acusação, a prefeitura de Paris pagava salários a funcionários do partido de Chirac, a União Pela República, que apareciam na lista de empregados do município mesmo sem realizar qualquer trabalho efetivo.

O advogado do político destacou que, na manhã desta sexta-feira, antes do indiciamento, o juiz Gazeaux questionou Jacques Chirac, que reiterou que ''na prefeitura de Paris nunca existiu um sistema de empregos fictícios''.

Chirac pode ser condenado a cinco anos de prisão e a pagar multa de R$ 192 mil (75 mil euros)

Em 30 de outubro, a Justiça francesa decidiu que Chirac será julgado em janeiro de 2010 por outro caso de empregos fictícios na prefeitura de Paris.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições