MENU

Mundo

Kadhafi implorou ajuda à Itália em carta, diz revista

Kadhafi implorou ajuda à Itália em carta, diz revista

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:23

O líder líbio deposto Muammar Kadhafi escreveu ao primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, em agosto, implorando que ele parasse a intervenção liderada pela Otan que estava ajudando o levante rebelde a tirá-lo do poder, disse a revista francesa "Paris Match".

Se for autêntica, a carta revela o desespero de Kadhafi ao procurar um homem que era seu amigo e seu mais sólido aliado na Europa até o momento em que a Itália integrou a campanha ocidental para apoiar os rebeldes líbios.

Moradores observam os corpos de Kadhafi, Muatassim e do chefe militar do antigo regime,

na segunda-feira (24), em Misrata (Foto: AP) O site da revista mostrou uma cópia da carta, datada de 5 de agosto e escrita a mão em árabe supostamente por Kadhafi, e designada aos cuidados de seu assessor Abdallah Mansour.

Na carta, estava escrito: 'Envie esta mensagem como vinda de mim, por meio deste documento, após correção.'

As palavras 'novos amigos' no final foram riscadas e foi escrito 'amigos e aliados' em cima na mesma letra.

Kadhafi foi enterrado em um local secreto no deserto do Saara, depois de ser morto a tiros na semana passada.

Na carta, Kadhafi censura Berlusconi, com quem mantinha uma amizade próxima e jovial por anos, por não interferir para ajudá-lo, e o relembra do pacto de amizade entre os dois países.

'Eu fiquei surpreso com a atitude de um amigo com quem selei um pacto de amizade que beneficia nossas duas nações,' diz a carta. 'Eu esperava que pelo menos você estivesse preocupado com os fatos e tentasse uma mediação antes de acrescentar o seu apoio a esta guerra.'

Berlusconi disse em um discurso em setembro que se sentiu 'muito mal' em mudar de lado em abril e se juntar à campanha da Otan para tirar seu velho amigo do poder. Ele afirmou que chegou mesmo a considerar renunciar por causa disso.

Fim à resistência

Não está claro se a carta chegou às mãos de Berlusconi, que em 22 de agosto pediu a Kadhafi que pusesse fim à resistência e evitasse mais derramamento de sangue na Líbia . O gabinete de Berlusconi não deu declarações na sexta-feira.

A revista "Paris Match" disse que a carta foi entregue ao gabinete de Berlusconi por um casal italiano amigo de Kadhafi.

A carta afirmava ainda que não era tarde demais para que a Itália mudasse de direção e protegesse Kadhafi, e que ele e seus partidários estavam prontos para virar a página sobre a relação com a Itália.

'Eu não o culpo por coisas sobre as quais você não é responsável porque sei bem que você não era a favor dessa ação desastrada, que não honra nem você nem o povo italiano,' afirma a carta.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições