MENU

Mundo

Kadhafi pede à população da Líbia que 'limpe' Trípoli dos rebeldes

Kadhafi pede à população da Líbia que 'limpe' Trípoli dos rebeldes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:30

 O ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, afirmou que passeou de maneira incógnita por Trípoli e convocou os habitantes a "limpar" a capital dos combatentes rebeldes, em uma mensagem de áudio divulgada nesta quarta-feira (24) pelo canal sírio Arrai.

"Caminhei incógnito, sem que as pessoas me vissem, e observei jovens dispostos a defender a cidade", disse. Mas o ditador não revelou quando fez o "passeio". "Homenageio estes jovens", completou.     Kadhafi convocou "os habitantes de Trípoli, as tribos, os jovens, os idosos a sair às ruas e limpar Trípoli dos ratos", em uma referência aos rebeldes.

O dirigente líbio já havia afirmado em outra mensagem de áudio, divulgada na terça-feira (23) pelo canal Al-Oruba e no site da Al-Libiya, a emissora de seu filho Seif al Islam, que saiu do ar, que deixou o quartel-general na capital do país por "razões táticas" e prometeu "morte ou vitória" .

População comemora tomada do QG de Kadhafi (Foto: AP)

  Os rebeldes, apoiados por ataques aéreos da Otan, tomaram o controle na terça-feira do quartel-general de Kadhafi em Trípoli, em mais um duro golpe para o regime, mas Kadhafi não foi localizado.

    Apoio ocidental

EUA, ONU e países europeus reforçaram nesta terça os apelos para que o ditador, no poder desde 1969, deixe o governo imediatamente, e o Conselho Nacional de Transição, órgão político dos rebeldes, já começa a organizar a nova administração do país , apesar de o coronel falar em resistência.

400 mortos

O Conselho Nacional de Transição confirmou que os três dias de combate após a tomada de Trípoli deixaram ao menos 400 mortos e 2.000 feridos.

  Correspondentes da agência Reuters relataram que ainda havia tiroteios pelas ruas de Trípoli durante a madrugada desta quarta.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições