MENU

Mundo

Kadhafi teria mandado emissários a Bruxelas, diz chanceler da Itália

Kadhafi teria mandado emissários a Bruxelas, diz chanceler da Itália

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:53

Vários emissários líbios estariam a caminho de Bruxelas, disse à imprensa o chefe da diplomacia italiana, Franco Frattini, ao final de um audiência na Câmara de Deputados, em Roma.

O chanceler se referiu ao avião líbio que pousou no Cairo. "O que é certo é que um avião aterrissou no Cairo. Outros aviões estariam voando para Bruxelas". comentou.

O ministro disse ainda que o avião que chegou ao Cairo transportava emissários de Kadhafi portadores de uma carta do líder líbio para ser entregue pelo governo egípcio à Liga Árabe.

Mais cedo, um diplomata europeu informou que outro emissário de Kadhafi viajou nesta quarta-feira a Portugal para se encontrar com o chefe da diplomacia portuguesa, Luis Amado, às vésperas de uma reunião em Bruxelas de ministros europeus de Relações Exteriores dedicada à Líbia , informou à France Presse um diplomata europeu.     "Um avião está seguindo para Portugal com um membro" do regime de Kadhafi, informou nesta quarta-feira este diplomata. "Está previsto que ele se encontre com o ministro português das Relações Exteriores", precisou, sem dar mais detalhes.

A chefe da diplomacia europeia Catherine Ashton reuniu-se, por sua vez, em Estrasburgo, durante uma sessão do Parlamento Europeu, com representantes do "Conselho Nacional" criado pelos insurgentes em Benghazi, no leste da Líbia.     Segundo um porta-voz, "ela não tem a intenção de se encontrar com membros do regime de Kadhafi".

Pela manhã, um avião com um alto dirigente líbio, Abdelrahman al-Zawi, membro do círculo íntimo do líder Muammar Kadhafi, aterrissou no Cairo, informaram fontes do aeroporto.

O general Zawi é responsável por questões de logística e abastecimento.

De acordo com o gabinete do primeiro-ministro grego George Papandreou, Muamar Kadhafi telefonou para ele na terça-feira.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições