MENU

Mundo

Karzai assume 2º mandato e promete combate à corrupção no Afeganistão

Karzai assume 2º mandato e promete combate à corrupção no Afeganistão

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Ao prestar juramento nesta quinta-feira (19) para assumir seu segundo mandato presidencial no Afeganistão, Hamid Karzai prometeu combater a corrupção, reforçar o Exército para proteger o povo nos próximos cinco anos e convidou seu principal rival político, o médico e ex-candidato presidencial Abdullah Abdullah, a formar um governo de unidade nacional.

Em seu primeiro discurso como novo presidente, Karzai reiterou sua oferta de reconciliação aos talibãs moderados e de colaboração com seus opositores nas eleições à Presidência.

Karzai assegurou ainda que acabará com a ''cultura da impunidade'' reinante no país. O presidente afegão também se comprometeu a intensificar a luta contra a produção e tráfico de drogas.

A ceremonia teve participação de 800 convidados, entre eles 300 estrangeiros - contando com o presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, e a secretaria de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

Karzai assumiu depois de um processo eleitoral conturbado, marcado por denúncias de corrupção. Ele foi proclamado vencedor das eleições depois que Abdullah retirou sua candidatura no segundo turno, questionando a legitimidade da comissão eleitoral. Os EUA apoiaram sua vitória, mas exigiram que ele combata a corrupção no país.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições