MENU

Mundo

Khodorkovsky é considerado culpado de novas acusações

Khodorkovsky é considerado culpado de novas acusações

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

O ex-magnata russo Mikhail Khodorkovsky foi considerado culpado das acusações de enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro por um tribunal em Moscou nesta segunda-feira (27), informam agências de notícia russas.

Este é o segundo julgamento de Khodorkovsky, que já cumpre pena de oito anos por fraude e evasão de impostos.

Seus simpatizantes dizem que as acusações são motivadas por razões políticas.

Khodorkosky, que chegou a ser considerado o homem mais rico da Rússia, entrou em rota de colisão com o ex-presidente e atual premiê russo Vladimir Putin por financiar partidos de oposição.

Prisão estendida

O ex-magnata, de 47 anos, foi preso em 2003 e deveria ser libertado em 2011, mas a nova condenação pode mantê-lo preso até 2017.

Neste novo caso, Khodorkovsky e seu sócio Platon Lebedev são acusados de roubar centenas de milhões de toneladas de petróleo de sua própria empresa, a Yukos, e de lavar o dinheiro proveniente do roubo entre 1998 e 2003.

Os acusados foram levados ao tribunal algemados e escoltados por policiais armados.

Centenas de manifestantes protestavam do lado de fora pedindo liberdade e dizendo: "Coloquem Putin na cadeia!". A polícia prendeu várias pessoas.

Protestos

Khodorkovski rechaçou as acusações e disse que um Estado que destrói suas melhores empresas e confia apenas na burocracia e no serviço secreto é um Estado doente.

Em uma entrevista concedida na semana passada, Putin se referiu a Khodorkovsky dizendo que "um ladrão tem que ficar na prisão".

Os advogados do ex-magnata disseram que as declarações de Putin "dissiparam qualquer dúvida sobre quem pressiona o tribunal" e afirmaram que os comentários poderiam ajudar num apelo caso o veredicto considerasse Khodorkovsky culpado.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições