MENU

Kim Jong-un deu ordens ao exército antes do anúncio da morte do pai

Kim Jong-un deu ordens ao exército antes do anúncio da morte do pai

Atualizado: Quarta-feira, 21 Dezembro de 2011 as 9:58

O novo líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, deu sua primeira ordem ao exército antes do anúncio oficial da morte do pai, Kim Jong-il, na segunda-feira (19), o que demonstra seu controle sobre as Forças Armadas, informou a imprensa sul-coreana.

Kim Jong-un ordenou a todas as unidades que interrompessem as manobras em curso e retornassem aos quartéis, destacou a agência de notícias “Yonhap”. “Esta é uma prova clara de que Kim Jong-un assegurou um controle firme sobre as Forças Armadas", declarou uma fonte do governo que pediu anonimato. A agência Reuters informou nesta quarta-feira (21) que, após a morte de Kim Jong-il, a Coreia do Norte vai passar a ter um governo coletivo composto por Kim Jong-un, seu tio, Jang Song-thaek, e a cúpula militar, conforme uma fonte não identificada. Segundo as informações, Kim Jong-un estará à frente do grupo de comando.

Kim Jong-un observa o corpo do pai durante cerimônia na terça-feira (20) (Foto: Reuters) Caso a informação se confirme, a Coreia do Norte seguirá, pela primeira vez desde sua criação em 1948, por um caminho que vinha sendo previsto por analistas, e terá o governo dividido entre um grupo de pessoas. Tanto Kim Jong-il quanto seu pai, Kim Il-sung, exerceram governos totalitários no Estado isolado.

O regime comunista norte-coreano anunciou na segunda-feira (19) a morte de Kim Jong-il, que morreu no sábado vítima de um ataque cardíaco. Os comentários do diretor do serviço de inteligência sul-coreano (NIS) parecem confirmar as afirmações da agência "Yonhap". Won Sei-hoon declarou na terça-feira (20) que o Parlamento da Coreia do Norte cancelou dois testes de mísseis de curto alcance previstos para segunda, depois de executar dois testes durante a manhã.          

veja também