MENU

Mundo

Knut morreu afogado, diz autópsia

Knut morreu afogado, diz autópsia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:49

Os resultados da autópsia no corpo do urso polar Knut mostraram que ele morreu afogado, após cair em seu tanque devido a um inchaço de seu cérebro, provavelmente causado por uma infecção, disseram especialistas nesta sexta-feira (1º).

Heribert Hofer, chefe do Instituto Leibnitz de Pesquisa de Vida Animal, disse em entrevista no zoológico de Berlim que Knut sofria de encefalite, uma irritação e inchaço do cérebro provavelmente provocada por uma infecção, mas que a causa imediata da morte foi afogamento.

Os especialistas disseram que, mesmo que Knut não tivesse caído na água, ele provavelmente não teria sobrevivido.

O zoológico quer empalhar Knut e colocá-lo em exibição no Museu de História Natural da capital alemã, mas isso gerou protestos .     A Alemanha ficou em luto com a morte súbita e prematura de Knut, em 19 de março. O urso polar abandonado pela mãe tinha virado sensação mundial e alvo de protestos de defensores dos direitos dos animais.     Knut foi encontrado morto no tanque do cativeiro em que vivia com três fêmeas. Ele tinha apenas 4 anos e três meses de idade, quando a expectativa de vida de um urso polar é de cerca de 35 anos.   Quando pequeno, quando Knut virou sensação da mídia, ativistas dos direitos dos animais afirmavam que não era natural mantê-lo vivo, depois que ele e seu irmão, que posteriormente morreu, foram rejeitados pela mãe. Segundo esses especialistas, o animal viria a apresentar um comportamento anormal.

"A curta e estressada vida de Knut nos mostra mais uma vez que os ursos polares não podem viver em zoológicos, mesmo que se chamem Knut", afirmou Wolfgang Apel, chefe da Associação de Defesa dos Animais da Alemanha.

A primeira aparição pública de Knut, em março de 2007, foi uma atração que atraiu as câmeras de todo o mundo.

Ele gerou milhões de dólares para o zoo em merchandising e venda extra de entradas.

O criador de Knut, Thomas Doerflein, que também ficou famoso por seu envolvimento com o urso, morreu, aos 44 anos, de ataque cardíaco em 2008.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições