MENU

Mundo

Laços militares com a Turquia ainda são fortes, diz defesa de Israel

Laços militares com a Turquia ainda são fortes, diz defesa de Israel

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

Os laços militares ente Israel e Turquia continuam fortes, apesar das recentes tensões diplomáticas, disse o chefe do exército israelense nesta terça-feira, 6, de acordo com informações do jornal israelense  Ha'aretz .

Revelando que ele falou com sua contraparte truca após um ataque a uma frota de ajuda humanitária com destino a Gaza no mês passado, o Chefe das Forças de Defesa de Israel (IDF), Gabi Ashkenazi, disse que apesar do quase-colapso das relações com Ancara, a aliança militar de Israel com a Turquia estava intacta.

Ashkenazi disse ao comitê de relações exteriores e segurança que ele manteve conversas com o general turco Ilker Basbug depois do ataque de 31 de maio em um navio turco, que deixou 9 ativistas mortos.

O comandante chefe acrescentou o Major General do IDF, Sami Turgeman, se encontrou com sua contraparte truca, que deve ser o sucessor de Basbug como o chefe militar da Turquia, na Europa alguns dias atrás.

Ele notou que Basbug contribuiu para o artigo de abertura da edição de junho da revista da IDF, 'Maarachot', dizendo que isso era mais uma prova de que os laços entre os exércitos dos países continuam próximos.

Em um prólogo ao ensaio, Ashkenazi procurou enfatizar a importância da cooperação internacional para vencer o terrorismo.

Ele queria familiarizar os leitores com "os elementos de uma apresentação feita por um colega meu, o chefe turco, durante uma conferência da OTAN em Ancara sobre o terrorismo internacional", escreveu.

Ele escreveu que "a visão do general enfatiza a importância da cooperação internacional na luta contra o terrorismo e reflete a vasta experiência que a Turquia adquiriu ao decorrer das décadas na luta contra o terrorismo, particularmente contra o PKK (curdo)".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições