MENU

Mundo

Laura Chinchilla é a nova presidente da Costa Rica

Laura Chinchilla é a nova presidente da Costa Rica

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

A candidata governista Laura Chinchilla se tornou a primeira mulher a ser eleita presidente da Costa Rica, após vencer a votação deste domingo (7) por ampla maioria.

Laura, uma cientista política de 50 anos apoiada pelo atual presidente, Oscar Arias, declarou:

- Este certamente é um momento de alegria, mas sobretudo de humildade. Não vou trair esta confiança, porque tenho certeza que não foi dada como um presente.

Chinchilla anunciou a vitória depois que seus principais adversários, Ottón Solís e Otto Guevara, admitiram a derrota e felicitaram a nova presidente.

Com 83% das urnas apuradas, Chinchilla tinha 46,77% dos votos, seguida por Solís (25,12%), Guevara (20,89%) e pelo social-cristão Luis Fishman (3,86%), segundo o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE).

Em discurso diante de uma multidão de seguidores diante de um hotel de San José, onde chegou acompanhada do marido e do filho de 13 anos, a candidata afirmou que os cidadãos da Costa Rica que votaram nela aprovaram o mandato do presidente Oscar Arias.

Laura admitiu que não esperava uma votação tão favorável a sua candidatura:

- Superou as expectativas.

A presidente eleita prometeu "diálogo permanente com os setores sociais e políticos do país" e agradeceu aos adversários, às mulheres, que segundo ela "continuam superando as barreiras e fazendo a Costa Rica maior", e ao fundador do Partido de Libertação Nacional (PLN), José Figueres.

Milhares de costarriquenhos saíram às ruas de San José para festejar a vitória de Laura

Com bandeiras verdes e brancas, cartazes e camisas do Partido Libertação Nacional (PLN), os simpatizantes de Laura gritaram em San José palavras de ordem a favor da candidata.

Com gritos de "Laura, Laura!", os seguidores se dirigiram a diferentes áreas da capital, especialmente ao Parque Central, onde centenas de veículos buzinavam, e à sede da equipe de campanha do PLN, onde uma festa com música e baile foi armada.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições