MENU

Mundo

Líbano forma novo governo

Líbano forma novo governo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:39

O primeiro-ministro designado no Líbano , Najib Mikati, anunciou nesta segunda-feira (13), depois de cinco meses de árduas negociações, um novo governo de 30 ministros dominado pelo poderoso Hezbollah xiita e seus aliados, em especial o cristão Michel Aun.

O grupo agora dispõe de maioria das pastas (19). As demais (11) foram repartidas entre partidários do presidente da República, Michel Suleiman, do Mikati e do líder druso Walid Jumblatt, considerados "neutros".

O novo gabinete é boicotado pelo grupo do ex-primeiro-ministro Saad Hariri, parlamentar minoritário da oposição.

O novo premiê do Líbano, Najib Mikati, faz pronunciamento nesta segunda-feira (13) em Beirute (Foto: AP)

  Em 12 de janeiro, o Hezbollah e seus aliados haviam retirado seus ministros do governo de união de Saad Hariri, em meio a tensões relacionadas como tribunal da ONU encarregado da investigação sobre o assassinato do ex-premier Rafic Hariri, pai de Saad.

Apesar de nomeado graças aos deputados no campo do Hezbollah, Mikati rejeitou apresentar-se como "o homem do Hezbollah", mostrando sua autonomia política frente às pressões.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições