MENU

Mundo

Líbia pode virar democracia ou enfrentar guerra civil longa, diz Hillary

Líbia pode virar democracia ou enfrentar guerra civil longa, diz Hillary

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:53

A Líbia pode se transformar em uma democracia ou enfrentar uma guerra civil fora de controle, disse nesta terça-feira (1º) a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton.

Ela falou diante da Comissão de Assuntos Exteriores da Câmara de Representantes dos EUA e apelou aos congressistas para que eles não cortem as verbas para diplomacia e ajuda externa, apesar das preocupações com o déficit público. A diplomata citou a Líbia como um exemplo de que os EUA precisam de verba para lidar com crises fora do país.

"Nos próximos anos, a Líbia poderia se tornar uma democracia pacífica ou poderia enfrentar uma longa guerra civil", disse. Os EUA mantiveram nesta terça a pressão sobre o regime de Kadhafi, que está no poder desde 1969 e enfrenta uma forte revolta popular que já tomou várias regiões do país e o deixou praticamente sitiado na capital, Trípoli.

Apesar da pressão, ele afirma que não vai deixar o poder. A repressão aos manifestantes deixou centenas de mortos em várias regiões do país.

A embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Susan Rice, disse que os EUA vão continuar pressionando Kadhafi economia e politicamente até sua saída.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições