MENU

Mundo

Líder rebelde promete realizar eleições em 8 meses na Líbia

Líder rebelde promete realizar eleições em 8 meses na Líbia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:30

O líder do Conselho Nacional de Transição, órgão político da rebelião na Líbia, Mustafah Adbel Jalil, afirmou que as eleições no país acontecerão dentro de oito meses, e reafirmou que o ditador Muammar Kadhafi será julgado no país. As declarações foram feitas  em entrevista ao jornal italiano "La Repubblica".

"Dentro de oito meses, celebraremos eleições legislativas, parlamentares e presidenciais. Queremos um governo democrático e uma Constituição justa. Sobretudo, não queremos ficar isolados do mundo como estivemos até agora", declarou Abdel Jalil.     Ao falar sobre o futuro do coronel Kadhafi, ele disse que "a opinião majoritária entre os membros do CNT é a de um julgamento, dele e de seu grupo, na Líbia".

"Dentro de um processo justo, mas que deve acontecer na Líbia", disse.

Rebeldes são saudados ao passarem em rua de Janzour, em Trípoli, nesta quarta-feira (24) (Foto: Reuters)    

"Por isto queremos que sejam detidos vivos e tratados de maneira diferente da que o coronel tratava os adversários. Ficará na memória apenas por seus crimes, detenções e assassinatos políticos que executou", completou.

O Tribunal Penal Internacional da ONU, em Haia, expediu um mandato de prisão contra Kadhafi, um filho e um colaborador, pelos supostos crimes contra a humanidade cometidos por eles durante a repressão aos oposicionistas, durante os mais de seis meses de guerra civil que castigou o país do norte da África.              

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições