MENU

Mundo

Líder supremo confirma 'moderado' Rohani como novo presidente do Irã

Líder supremo confirma 'moderado' Rohani como novo presidente do Irã

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:06

Líder supremo confirma 'moderado' Rohani como novo presidente do Irã"Não acredito que ele seja um moderado; ele é muito próximo dos chamados \'linha dura\'\", afirmou Vahedi. \"Ele é próximo do Khamenei (líder supremo do Irã). Rouhani não conseguirá solucionar o problema relativo à questão nuclear. Ninguém pode fazer nada sem a permissão do líder supremo."

Rohani tornou-se uma figura importante na vida política do Irã desde a revolução de 1979 que transformou o país em uma república islâmica. Durante a Guerra Irã-Iraque, ele também teve um papel crucial.

Até sua eleição, Rohani passou por importantes postos de segurança e da política, tornando-se uma figura influente no processo de tomada de decisão do Irã em temas delicados, como a segurança nacional e a política externa.

O ex-chanceler britânico Jack Straw lembra de tê-lo encontrado quando Rohani ainda era negociador-chefe do programa nuclear iraniano e diz ter ficado com uma boa impressão dele. \"Rohani foi cortês, engajado, muito honesto e sempre sorria\", afirmou Straw à BBC. \"Ele era muito bem informado e parecia ter a confiança da liderança iraniana\", acrescentou o ex-chanceler.

O líder supremo do Irã demonstrou repetidamente insatisfação com o que ele considerava ser uma abordagem conciliatória durante as negociações.

Naquela ocasião, o Irã negociava com os governos britânico, alemão e francês e terminou concordando em suspender o programa de enriquecimento de urânio e a permitir maiores inspeções da ONU em suas usinas nucleares. \"Rohani estava claramente ansioso para chegar a um acordo sobre o longevo conflito entre o Irã e o Ocidente\", afirmou Straw.

A interrupção durou até a primeira semana de Mahmoud Ahmadinejad no poder, quando Rohani foi substituído por um de seus maiores críticos, Ali Larijani, que acabou se desentendo com o próprio Ahmadinejad dois anos depois.

Rohani, por outro lado, era um crítico voraz de seu agora antecessor, afirmando que as declarações pouco cuidadosas e calculadas de Ahmadinejad custaram muito ao país.

Desafio

No entanto, tal atitude contrastava com a própria crítica que ele havia feito dos mesmos estudantes naquela ocasião - o que levou muitos dissidentes a permanecerem céticos em relação às suas credenciais reformistas.

Rohani descreveu o resultado das eleições presidenciais como uma \"vitória da moderação sobre o extremismo\". Seu sucesso deveu-se parcialmente a outro candidato reformista, Mohammad Reza Aref, que desistiu da corrida a favor de Rouhani depois que correligionários pediram a ambos que formassem uma coalizão.

Nos dias anteriores à sua posse, Rohani ficou mergulhado em conversas intensas com o líder supremo sobre as indicações para compor seus ministérios.

Fontes reformistas dizem que Rohani não pôde indicar alguns de seus próprios nomes para postos-chave – um sinal de que dias duros virão para um presidente que representa mudança e reforma.

Eles afirmam que membros da chamada \"linha dura\" inicialmente deram as boas-vindas à \"escolha do público\", mas nas semanas anteriores à posse de Rouhani, alertaram-no para evitar qualquer associação com os dissidentes envolvidos nas manifestações de 2009, quando milhares de iranianos foram às ruas protestar contra uma suposta fraude nas eleições.

Apesar de reformista, o moderado Rohani vem se mantendo cuidadosamente distante de tudo o que possa prejudicar o início do seu mandato. Ele diz que não haverá \"soluções do dia para noite\" para o país, uma vez que o Irã possui \"muitos problemas\".

 


 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições