MENU

Mundo

Líderes da Eurozona se reúnem para debater crise

Líderes da Eurozona se reúnem para debater crise

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:25

Os líderes da Eurozona se reunirão na sexta-feira em Bruxelas sob a pressão dos mercados, agitados pelas previsões pemissistas de um futuro comprometido para o euro sem uma reforma profunda que evite novas crises como a da Grécia.

A reunião extraordinária dos 16 chefes de Estado e de Governo começará às 17H00 GMT (14H00 de Brasília), uma em que as Bolsas europeias já estarão fechadas, depois de uma semana de fortes baixas pelos temores de contágio da crise orçamentária grega a países como Espanha e Portugal.

Oficialmente, os dirigentes estão convocados a dar um respaldo definitivo ao apoio à Grécia, concretizado com um plano de resgate co-financiado pelos sócios da Eurozona e do Fundo Monetário Internacional (FMI), declarou na terça-feira o chefe de Governo espanhol e presidente semestral da União Europeia (UE), José Luis Rodríguez Zapatero.

Os parceiros da Eurozona concederão 80 bilhões de euros até 2012, junto a outros 30 bilhões do FMI. As primeiras quantias devem ser liberadas antes de 19 de maio, quando a Grécia deve enfrentar vencimientos da dívida equivalentes a nove bilhões de euros.

O plano de resgate foi aprovado em troca de um severo plano de austeridade proposto pelo governo grego, que afetará principalmente os salários dos funcionários públicos e aposentados, o que gerou muitos protestos nas ruas.

Na quarta-feira, três pessoas morreram em Atenas em meio a violentos incidentes à margem de uma greve geral contra as medidas drásticas de economia.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições