MENU

Livro retrata vida no Paquistão a partir de rotina de família

Livro retrata vida no Paquistão a partir de rotina de família

Atualizado: Terça-feira, 9 Novembro de 2010 as 10:15

Um olhar descontaminado de preconceitos sobre o Paquistão, país que no mundo ocidental costuma ser associado a atentados terroristas, ditaduras, fanatismo religioso e a violenta rivalidade com a Índia, por conta da disputa territorial pela região da Cachemira. É o que propõe "Paquistão – Viagem à Terra dos Puros" (Editora Globo, 240 págs., R$ 29,90), livro do jornalista Fernando Scheller que será lançado nesta terça-feira (9), na Livraria Cultura do Shopping Bourbon.

A começar pelo título –"terra dos puros" é o significado de Paquistão em urdu, língua oficial do país- o que se observa é o contraste entre a auto-imagem de um povo que se vê como espiritualmente evoluído e a de apenas vítimas do terrorismo, propagado principalmente pelo domínio talibã, atribuída pelo Ocidente.

Para escrever o relato, Scheller conviveu durante quase dois meses com a família Khan, paquistaneses da tribo pachto que vivem em Mardan, na região de Peshwar, fronteira com o Afeganistão. Neste período, no qual ocorreram dois atentados, o autor teve de se adaptar a um contexto guiado por uma série de regras que "não foram feitas para ser entendidas, e sim seguidas".

O livro também revela, como afirma o texto de divulgação, o papel da fé e dos valores familiares na vida de paquistaneses comuns com os Khan. "Para muito além da noção ocidental de ‘fundamentalismo’, a crença, aqui, é vista como elevação espiritual traduzida em prática diuturna de atos de gentileza, solidariedade e compaixão."

Nascido no Paraná e radicado em São Paulo, Fernando Scheller é repórter do jornal "O Estado de S.Paulo" e antes passou por veículos como "Gazeta Mercantil", a emissora alemã "Deutsche Welle' e pelo G1, onde foi repórter e editor de economia. É mestre em economia e política internacional pela Universidade de Kassel, na Alemanha, onde conheceu Mohammad Ishfaq Khan, cuja família abriu as portas para a experiência que resultou em "Paquistão – Viagem à Terra dos Puros".

Serviço:

Lançamento de "Paquistão –Viagem à Terra dos Puros, do jornalista Fernando Scheller

Quando: nesta terça-feira (9), a partir das 19 horas

Onde: Livraria Cultura do Shopping Bourbon (Rua Turiassu, 2100, Perdizes)

veja também