MENU

Localizada peça de avião que contém caixa-preta do voo 447, diz associação

Localizada peça de avião que contém caixa-preta do voo 447, diz associação

Atualizado: Terça-feira, 12 Abril de 2011 as 11:54

Foi localizada a parte do avião em que estão guardadas as caixas-pretas do voo 447, que matou 228 pessoas em 2009. A informação foi confirmada pela Associação de famílias das vítimas, que foram informados pelo BEA (sigla que em francês significa o Escritório de Investigação e Análises), em reunião na segunda-feira (11).

“O robô localizou a cauda onde ficam localizadas as caixas-pretas”, disse Marinho. Ele explica que a previsão é que nas próximas três semanas uma nova empresa entre nos trabalhos de buscas com uma espécie de guindaste para retirar a cauda e, nela, as caixas-pretas.

A novidade, segundo ele, vai auxiliar as famílias em processos movidos contra Air France, que operava o voo, e contra a Airbus, fabricante do avião. “Com isso, a esperança dobra. Houve irresponsabilidade do fabricante da aeronave e houve problema de manutenção da Air France. Isso vai confirmar o que vem sendo dito”, afirmou.

Nova operação de buscas começou em março

Além da cauda, outras partes do avião foram encontradas . Imagens divulgadas pelo governo francês mostram as duas turbinas, o trem de pouso, parte de uma asa e de uma fuselagem do avião. As fotos foram tiradas pelo Remus 6000, um submarino-robô que chegou a dez metros de distância dos destroços.

Os restos do avião foram encontrados a 3.900 metros de profundidade no Oceano Atlântico, em uma área relativamente plana, com 600 metros de extensão.

Esta foi a quarta expedição para tentar achar as caixas-pretas, que saiu rumo ao Oceano Atlântico em março de 2011, quase dois anos depois do acidente. Três navios foram pré-selecionados para a viagem, que conta ainda com robôs-submarinos.      

veja também