MENU

Mundo

Lula intensifica agenda internacional antes de fim de mandato

Lula intensifica agenda internacional antes de fim de mandato

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:25

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensifica sua agenda internacional antes de encerrar o mandato. Segundo o secretário-geral do Itamaraty, Antônio Patriota, Lula deverá visitar a Rússia, o Irã e o Catar. O presidente também estará na cúpula da América Latina e União Européia, em Madri, além de participar de uma reunião em Lisboa.

Encerrado esse roteiro, o presidente deverá visitar cinco países africanos. Segundo Patriota, Lula "terá sido o presidente brasileiro que mais visitou países da África. Este ano culminará com a final da Copa do Mundo, na África do Sul".

No mês que vem, dez ministros africanos virão ao Brasil para encontro sobre agricultura e segurança alimentar. Em seguida começará, no Rio de Janeiro, uma reunião da Aliança das Civilizações, com a presença de vários chefes de Estado.

Antônio Patriota disse que "no plano doméstico, o presidente Lula tem conseguido conciliar crescimento econômico com distribuição de renda, um modelo que hoje é visto por muitos países como uma combinação harmoniosa entre o papel do Estado e do mercado. As taxas de crescimento deste ano devem estar acima dos 5%, o que significa que estamos superando a crise econômica rapidamente".

Isso gera, segundo ele, uma demanda muito grande - seja no mundo em desenvolvimento, seja entre parceiros mais desenvolvidos - por um contato mais estreito com o Brasil. Ele ressalta que este será um ano muito intenso para a atividade diplomática brasileira.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições