MENU

Mundo

Lula recebe Prêmio Internacional Dom Quixote de La Mancha

Lula recebe Prêmio Internacional Dom Quixote de La Mancha

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira, dia 13 de outubro, em Toledo, na Espanha, o 1ª Prêmio Internacional Dom Quixote de La Mancha. Na cerimônia, ele defendeu a difusão das línguas portuguesa e espanhola como forma de quebrar barreiras entre os países que falam esses idiomas.

"Queremos que o idioma de um fortaleça a parceria com o outro, ajudando a enriquecer nossos laços e permitindo uma maior compreensão e apreço pela herança cultural que temos em comum", disse em Toledo, na Espanha, ao lado do primeiro-ministro José Luis Zapatero e o rei da Espanha, Juan Carlos.

Concedido pelo governo da província Castela La Mancha e a Fundação Santillana, do grupo de comunicação espanhol Prisa, Lula recebeu o prêmio na categoria institucional, por ter instituído uma lei que torna obrigatório o ensino do espanhol nas escolas públicas e privadas de ensino médio, desde 2005.

De acordo com o presidente Lula, 9 milhões de alunos já estudam o espanhol como segunda língua. A meta, conforme Lula, é que 12 milhões de estudantes passem a aprender o idioma até 2010. Para isso, serão necessários 30 mil professores, conforme dados do presidente.

Lula agradeceu o governo espanhol por ter instalado nove unidades do Instituto Cervantes no Brasil.

"Haverá um dia em que todos os espanhóis ou todos que falam espanhol estarão lendo Machado de Assis. Haverá um dia em que todos os que falam português estarão lendo Cervantes [Miguel ]. A integração não será mais ficção, não será mais desejo, mais será realidade", disse.

O escritor mexicano Carlos Fuentes também foi premiado por promover a língua espanhola.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições