MENU

Mundo

Lula recebe Zelaya amanhã para reafirmar condenação ao golpe de Estado

Lula recebe Zelaya amanhã para reafirmar condenação ao golpe de Estado

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá nesta quarta-feira, 12 de agosto, em Brasília (DF), o deposto presidente de Honduras, Manuel Zelaya, confirmaram hoje, dia 11, fontes oficiais.

Porta-vozes da Presidência disseram que Lula manterá uma reunião com Zelaya no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), onde despacha de forma provisória, porque o Palácio do Planalto está em obras.

Segundo as fontes, o encontro entre Lula e Zelaya, que será o primeiro desde o golpe de Estado de 28 de junho em Honduras, deve durar cerca de uma hora.

A reunião colocada por Lula servirá para reforçar a posição do Brasil, que reconhece Zelaya como presidente constitucional de Honduras, segundo antecipou na semana passada o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia.

O Brasil condenou o golpe de Estado em duros termos e exigiu a imediata restituição de Zelaya na Presidência.

Além disso, mantém em Brasília o embaixador brasileiro em Tegucigalpa e suspendeu vários acordos de cooperação que desenvolvia com o governo de Honduras.

Zelaya foi expulso de seu país pelos militares em 28 de junho e destituído pelo Parlamento hondurenho, que designou em seu lugar Roberto Micheletti, até então presidente do Legislativo.

A Presidência brasileira não confirmou se Zelaya tem previsão de realizar outras atividades em Brasília.

Na semana passada, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) anunciou que convidou Zelaya a visitar um acampamento que a organização instalou em Brasília, para protestar contra as políticas agrárias de Lula, mas não confirmou se o político hondurenho aceitou o convite.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições