MENU

Mundo

Lula vai discutir transmissão de energia com Paraguai, diz Amorim

Lula vai discutir transmissão de energia com Paraguai, diz Amorim

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:25

O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, disse nesta quinta-feira (29) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai discutir com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, a falta de linhas de transmissão de energia entre os dois países. Lula e Lugo se reúnem na próxima segunda-feira (3) em Ponta Porã (MS).

"A questão mais importante que tem a curto prazo, das demandas que ainda temos que definir, é a da linha de transmissão. Isso desde o início foi uma preocupação brasileira", disse Amorim, após se reunir com Lula e o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermmann. Em novembro de 2009, um apagão deixou 18 estados brasileiros sem luz durante cerca de quatro horas. No Paraguai, o blecaute afetou 90% do país por 30 minutos.

"Como é que pode um país ser sócio da maior hidrelétrica do mundo e ter apagão? A questão da linha de transmissão é prioridade. Curiosamente antes não era prioridade deles, agora é prioridade deles também. Então, estamos chegando a uma conclusão de como fazer, mas tem detalhes técnicos que tem que ser resolvidos", afirmou Amorim.

Segurança na fronteira

Segundo o ministro, Lula e Lugo também vão conversar sobre a questão da segurança na fronteira entre os dois países. Nesta terça (27), o senador paraguaio Robert Acevedo foi vítima de uma tentativa de assassinato na cidade de Pedro Juan Caballero, na fronteira com o Brasil.

O carro que o senador dirigia foi atingido por mais de 40 tiros. Ele teve ferimentos no braço e no olho. Dois seguranças de Acevedo morreram e dois brasileiros foram presos na cidade paraguaia, suspeitos de participação no crime. Por: Nathalia Passarinho

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições