MENU

Mundo

Máfia italiana usa SMS na televisão para se comunicar com prisioneiros

Máfia italiana usa SMS na televisão para se comunicar com prisioneiros

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

Mafiosos enviavam mensagens durante partidas de futebol do Campeonato Italiano, que apareciam em tarjas na parte inferior da tela Mafiosos italianos usaram mensagens de celular enviadas a um programa de televisão da Itália para se comunicar com outros membros de seu clã detidos sob um regime carcerário de isolamento, afirmou o ex-promotor adjunto antimáfia da Itália Enzo Macrì em depoimento na Comissão parlamentar Antimáfia em maio. O conteúdo do depoimento foi divulgado nesta sexta-feira pela imprensa italiana.

O ex-promotor explicou que alguns clãs do crime organizado usaram os programas de televisão mais famosos para enviar mensagens codificadas, que só podiam ser entendidas por membros do grupo mafioso. Esse esquema só foi revelado graças à delação premiada de um prisioneiro.

"O que nos surpreendeu era a aparente trivialidade do conteúdo das mensagens, por trás das quais, na realidade, eram enviadas mensagens específicas aos mafiosos", detidos num estrito regime carcerário, sem qualquer tipo de comunicação com o exterior, explicou Macrì.

Pelo programa "Quelli che il calcio e...", da emissora de televisão "RAI", os mafiosos enviavam mensagens de texto (SMS) durante partidas de futebol do Campeonato Italiano. As mensagens apareciam em tarjas na parte inferior da tela. O ex-promotor indicou que os responsáveis do programa desconheciam o uso "inadequado" que os mafiosos faziam desse serviço do programa.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições