MENU

Mundo

Mancha de petróleo é identificada na área de explosão no Golfo do México

Mancha de petróleo é identificada na área de explosão no Golfo do México

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

 As autoridades detectaram uma mancha de petróleo na área onde uma plataforma petrolífera registrou uma explosão no Golfo do México nesta quinta-feira (2), disse uma porta-voz da guarda costeira dos Estados Unidos.

Segundo a porta-voz, a mancha é de 1,6 km por 30 metros e "não se sabe" de onde provém exatamente, mas está nos arredores da plataforma acidentada, nas mesmas águas onde ocorre o vazamento da BP.

O governo americano informou que o poço de petróleo da plataforma que explodiu no Golfo do México "não está ativo", mas disse que, caso haja contaminação, os recursos para responder estão prontos. O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, deu essas declarações em entrevista coletiva pouco depois que a plataforma Vermilion Oil Rig 380, localizada cerca de 160 quilômetros do litoral da Louisiana, sofreu uma explosão.

Segundo confirmou Gibbs, 13 pessoas saltaram à água e estão a salvo, embora uma delas tenha se ferido. Todos os afetados foram evacuados e deslocados à terra firme.

A plataforma é operada pela Mariner Energy, empresa energética com sede em Houston, no estado americano do Texas, e se encontra a oeste de onde se originou o vazamento de petróleo da BP a partir da explosão que ocorreu em 20 de abril na plataforma Deepwater Horizon .

Um porta-voz da petrolífera, Patrick Cassady, disse à rede de televisão americana "CNN" que "não há informação de nenhum derramamento" e que as causas do acidente ainda são desconhecidas, algo que está sendo investigado. "Parece que (os trabalhadores) pararam a produção e foram evacuados", afirmou Cassady, que confirmou que não há operações de perfuração na plataforma e informou que há sete poços petrolíferos ao redor.

De acordo com o porta-voz, a plataforma estava em reforma por conta dos danos ocasionados pelo furacão "Ike", que assolou o Golfo em 2008, e que o fogo parecia provir do noroeste das instalações.

As ações da Mariner Energy tiveram queda de 5% após a explosão da plataforma e as de outra companhia que pretendia comprá-la, a Apache Corporation, de 1,8%.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições