MENU

Mundo

Manifestação contra insegurança leva 30 mil às ruas na Cidade do México

Manifestação contra insegurança leva 30 mil às ruas na Cidade do México

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:58

Cerca de 30 mil camponeses, operários, universitários e desempregados se manifestaram nesta segunda-feira, 31, na Cidade do México para exigir ao governo melhores condições de vida e combate à insegurança.     O protesto, que deixou o trânsito caótico em boa parte do centro da capital, partiu do monumento ao Ángel de la Independencia e terminou na Praça da Constituição (Zócalo), a maior praça pública do México, onde se juntaram 30 mil manifestantes, de acordo com fontes oficiais.

A manifestação, convocada por camponeses e sindicalistas, foi a primeira realizada na Cidade do México em 2011.

"Buscamos um novo modelo econômico e social para o país, pois precisamos deter urgentemente a escalada de preços, principalmente da cesta básica. Por outro lado,precisamos ficar atentos a problemática do desemprego e a insegurança", explicou o presidente do Comitê da Confederação Nacional Camponesa (CNC), Gerardo Sánchez García.

Entre outros, lideraram a passeata os dirigentes do Sindicato Mexicano de Eletricistas, Martín Esparza, o de telefonistas, Francisco Hernández Juárez, e os da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), Agustín Rodríguez.

"É necessário um movimento social para que o governo não esqueça que firmou um compromisso para resolver os problemas sociais e evitar uma crise de maiores consequências para os setores que representamos", disse Martín Esparza.

Os dirigentes sindicais se comprometeram a entregar suas reivindicações ao Ministério de Governo (Interior) e ao Congresso mexicano.

Segundo a polícia da capital mexicana, durante o evento, de pouco mais de três horas, não foi registrado nenhum incidente.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições