MENU

Mundo

Manifestação em Hong Kong pede libertação do artista chinês Ai Weiwei

Manifestação em Hong Kong pede libertação do artista chinês Ai Weiwei

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:46

Hong Kong teve neste sábado (23) novo protesto pela liberação do artista  Ai Weiwei. Cerca de mil pessoas, muitas delas artistas, caminharam pelo distrito de Tsim Sha Tsui, pedindo a soltura de Ai, que foi detido no dia 3 de abril no aeroporto internacional de Pequim.

O artista estaria sendo investigado por suspeita de 'crimes econômicos'. Um jornal de Hong Kong, controlado por Pequim, disse que a polícia chinesa tem provas concretas que Ai burlou o fisco.

A China mantém presos, detidos ou em custódia sigilosa um grande número de dissidentes, advogados de direitos humanos, ativistas e agitadores desde fevereiro, quando o medo de contágio das revoltas no Oriente Médio contra os governos autoritários desencadeou uma forte repressão por parte do sistema de segurança doméstica da China.

Ai Wei participou do projeto do estádio Ninho de Pássaro para as Olimpíadas de 2008 e tem conciliado uma carreira artística internacional com campanhas contra a censura e restrições políticas do governo, muitas vezes usando a Internet.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições