MENU

Mariano Rajoy toma posse como primeiro-ministro da Espanha

Mariano Rajoy toma posse como primeiro-ministro da Espanha

Atualizado: Quarta-feira, 21 Dezembro de 2011 as 10:13

Mariano Rajoy, do Partido Popular (PP), de centro-direita, tomou posse como primeiro-ministro da Espanha nesta quarta-feira (21) e deve anunciar em breve os nomes de sua equipe, que terá de buscar o equilíbrio entre medidas para revigorar a economia e reduzir o déficit público.

Desde que seu partido venceu a eleição parlamentar de novembro, Rajoy não deu indicações sobre a composição do gabinete de governo. Sua vitória foi impulsionada pelo descontentamento da população com o modo como os socialistas administravam o país em meio à crise. Na segunda-feira (19), Rajoy prometeu cortes drásticos nas despesas em todos os níveis do governo para reduzir o déficit. Mas como o desemprego alcança 21,5%, ele também propôs cortes de impostos para empresas, em um esforço para estimular a economia, que para muitos analistas já entrou em recessão.

O Parlamento aprovou na terça-feira (20) um voto de confiança em Rajoy, última etapa no processo de transferência de poder antes de ele ser empossado pelo rei Juan Carlos.

Mariano Rajoy faz juramento durante posse como premiê no Palácio Zarzuela, ao lado do rei da Espanha (Foto: Reuters/Stringer)            

veja também