MENU

Mundo

Marido procura esposa que salvou filhos antes de desaparecer

Marido procura esposa que salvou filhos antes de desaparecer

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:51

Todos os dias desde o terremoto, o pai de dois filhos Tatsuya Suzuki se dirige ao antigo boliche de Natori, no nordeste do Japão, para procurar entre as listas de mortos e de vivos o nome de sua esposa, Izumi.

O boliche virou um necrotério improvisado. A cada hora mais e mais caixões brancos são levados para o local em grandes caminhões do Exército por grupos de soldados em máscaras para evitar a contaminação.

Tatsuya quer saber do paradeiro de Izumi, que conseguiu salvar as duas crianças do casal - uma menina de seis anos e um menino de dois - antes de ser levada pela onda gigante que arrasou o porto de Yuriage, onde a família vivia.

O marido estava no trabalho quando o terremoto aconteceu. Ele contou que Izumi estava em casa e, ao ver a onda gigante se aproximar, correu para o carro para escapar com as duas crianças e a sogra.

O grupo conseguiu avançar apenas algumas centenas de metros antes de ser alcançado pela onda.

Ao ver as águas se aproximando, Izumi parou o carro em frente à casa de um primo, e correu para o outro lado da rua com a sogra e os filhos para alcançar a casa de um outro parente, feita de aço.

A casa de aço ainda está no lugar, rodeada de destroços. A casa de Izumi e Tatsuya, feita de madeira, como quase todas as outras no porto, desapareceu.

Izumi conseguiu alcançar os degraus da casa e passar os filhos para a sogra, que carregou as crianças, a salvo, para dentro da casa. A mãe foi levada pelas ondas.

Esperança

Tatsuya crê que a esposa, de alguma maneira, conseguiu sobreviver. O nome da mulher até agora não apareceu na lista de mortos no necrotério temporário, por isso ele procura também na lista dos vivos - as pessoas que foram levadas para os abrigos temporários.

A lista de 8 mil nomes, que se estende por várias páginas, fica pregada em uma das paredes da prefeitura de Natori. Mas o nome de Izumi também não apareceu nesta relação.

'Tenho vindo aqui todos os dias desde o terremoto. Até hoje, não consegui informação sobre o paradeiro de minha esposa', diz Tatsuya.     Cinco dias após o desastre natural, o número de vítimas da tragédia ainda é incerto. Ninguém sabe quantas pessoas foram levadas pelas ondas, como Izumi. O número certamente alcança os milhares, talvez chegue a 15 mil.

Mais de 5,1 mil mortos foram confirmados até agora.

Soldados, bombeiros e equipes internacionais de resgate combinam esforços para procurar entre os destroços dos vilarejos ao longo da costa leste do país.

Na quarta-feira, a neve que começou a cair tornou ainda mais difícil essa tarefa.

O casal de filhos de Izumi está a salvo. Hibiki, um garoto de dois anos de idade, e Hikaru, de seis, estão alojados junto com o pai em uma loja de pneus que serve de casa improvisada.

Brincando com balões de ar, as crianças sorriem e parecem bem.

'Eles continuam sorridentes dia após dia', conta Tatsuya, com o filho no colo. 'Dizem 'vamos achar a mamãe hoje'. Ou então, 'se não acharmos hoje, vamos achá-la amanhã'', afirma.

'Isso é que me dá força par continuar procurando Izumi.'    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições