MENU

Mundo

Médico relata violentos confrontos próximo à 3ª maior cidade da Líbia

Médico relata violentos confrontos próximo à 3ª maior cidade da Líbia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:54

Oponentes do regime líbio e forças leais ao líder Muammar Kadhafi estariam engajados em violentos combates nesta segunda-feira (28) na região da cidade de Misrata, a terceira maior do país, localizada a cerca de 200 km a leste da capital, Trípoli, de acordo com moradores locais.

Acredita-se que a cidade de Misrata em si esteja nas mãos de opositores desde o final da semana, mas áreas ao redor da cidade, especialmente uma grande base aérea militar, estejam sob controle de forças pró-Kadhafi.

Um médico que trabalha no hospital central da cidade e pediu para não ser identificado disse à BBC que se escutou o som de helicópteros, tiros e bombas desde a madrugada.

'Está ocorrendo uma grande batalha na base aérea, e muitos moradores das imediações estão feridos', disse ele.

Apelo

Segundo o médico, os combates entre rebeldes e forças governistas vêm ocorrendo diariamente desde a sexta-feira e pelo menos '27 pessoas foram mortas entre sexta-feira e sábado'.

Ele disse que a situação é volátil e pediu ajuda de agências internacionais de ajuda.

'Não podemos mandar ambulâncias porque elas vêm sendo alvo de ataques. Esperamos o tiroteio parar ou diminuir bastante para retirarmos os mortos e feridos.'

'Faço um apelo ao Crescente Vermelho (a versão da Cruz Vermelha que atua em países de maioria islâmica) e a Organização Mundial de Saúde porque precisamos de medicamentos, e se a situação permanecer assim por uma semana, não teremos capacidade de tratar paciente algum nesta cidade', disse ele.

Outra testemunha disse que as forças contrárias a Khadafi derrubaram uma aeronave pró-governo que estava atirando na estação de rádio de Misrata e capturou sua tripulação.

Resto do país

Em Zawiyah, a cerca de 50 km a oeste de Trípoli, opositores dizem esperar novas tentativas de simpatizantes de Kadhafi, que cercam a cidade, de recuperar o local.

Opositores do regime de Kadhafi controlam boa parte do país, em especial o leste, incluindo instalações de petróleo na região.

O líder líbio estaria mantendo o controle sobre Trípoli, mas há relatos de combates esporádicos na cidade.

Acredita-se que pelo menos mil pessoas tenham sido mortas durante semanas de conflitos entre ativistas antigoverno e partidários de Kadhafi.

A ONU estima que cem mil pessoas tenham fugido da Líbia apenas ao longo da semana passada.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições