MENU

Mundo

Medvedev e três candidatos votam nas presidenciais russas

Medvedev e três candidatos votam nas presidenciais russas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:15

EFE

Até o momento, participação alcançava 15,3% do censo. Vladimir Putin é claro favorito

 

 

Presidente russo participa das eleições no país

Foto: AP

O presidente russo, Dmitri Medvedev, e três dos cinco candidatos que aspiram à Presidência russa, Vladimir Yirinovksi, Gennady Ziuganov e Mikhail Prokhorov, votaram neste domingo nas eleições presidenciais que se realizam no país e nas quais o primeiro-ministro, .

 

Jirinovski, candidato pelo Partido Liberal Democrático da Rússia (PLDR), criticou as cabines de votação nas quais os eleitores recheiam suas cédulas, segundo a agência "Interfax".

"Não são cabines, mas uma profanação. Posso ver o que faz uma pessoa nessa cabine. Não é uma cabine para uma votação secreta", disse Jirinovski na saída do colégio eleitoral de Moscou no qual depositou seu voto.

O candidato do PLDR manifestou que espera que o pleito seja limpo e honesto: "Eu gostaria que amanhã todos estejamos de bom humor. Se estivermos de mau humor é porque as eleições terão sido incorretas".

O primeiro candidato à Presidência a votar foi o multimilionário e candidato independente Mikhail Prokhorov, que ao contrário dos rivais votou em seu estado ou região de origem, a siberiana Krasnoyarsk, a mais de 4.000 quilômetros da capital russa.

O empresário ressaltou que foi o primeiro candidato a votar e que o fez "no centro geográfico da Rússia".

O candidato comunista, Gennady Ziuganov, após votar em um colégio eleitoral de Moscou, não quis dizer aos jornalistas se confia na realização de um segundo turno, mas indicou "quanto mais alta for a participação maior será a concorrência".

Com mais da metade da jornada eleitoral esgotada, visto que a votação no Extremo Oriente russo começou à meia-noite de Moscou (17h de Brasília), o Ministério do Interior assinala que "o processo transcorre com normalidade, sem incidentes relevantes".

No entanto, até agora votaram as regiões mais despovoadas da Rússia e por volta das 11h de Moscou (3h de Brasília) a participação alcançava 15,3% do censo, segundo a Comissão Eleitoral Central (CEC) russa.


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições