MENU

Medvedev visita ilhas Kuriles e gera protesto japonês

Medvedev visita ilhas Kuriles e gera protesto japonês

Atualizado: Segunda-feira, 1 Novembro de 2010 as 10:09

O presidente russo Dmitry Medvedev chegou nesta segunda-feira, 1º de novembro, à ilha Kunashir, uma das quatro do pequeno arquipélago Kuriles, território em disputa com o Japão, informaram as agências internacionais. A visita do líder russo às ilhas Kuriles ocorre pouco antes de um encontro que se dará no dia 12, no Foro de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), que será realizado no Japão.

A então União Soviética ocupou as quatro ilhas em disputa no fim da Segunda Guerra Mundial, gerando então uma disputa entre os dois países desde aquela data. O atrito não tem sido mais intenso porque os dois países assinaram na década de 1940 um tratado formal de paz. As quatro ilhas são chamadas pelos russos de Kuriles do Sul e no final de setembro, o líder russo já havia dito que iria ao local, o que causou fortes protestos em Tóquio. O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, que se refere às ilhas como Território do Norte, disse que a visita de Medvedev foi "muito lamentável", a despeito de todos os pedidos dos japoneses para que ele não fizesse isso.

Kan afirmou que Tóquio seguirá monitorando esta questão diplomática. Segundo o Ministro do Exterior japonês, Seiji Maehara, a atitude russa poderá "ferir os sentimentos do povo japonês". Muitas pessoas nas ilhas dependem da pesca para sobreviver e o Japão, o maior consumidor de pescados do mundo, poderia trazer melhores ganhos à população local caso as ilhas retornassem a seu controle. As ilhas Kuriles também estão fechadas para a extração de petróleo e gás por parte da Rússia.

veja também