MENU

Mundo

México desmantela suposto plano de entrada da família de Kadhafi

México desmantela suposto plano de entrada da família de Kadhafi

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:19

O governo do México anunciou nesta quarta-feira (7) que conseguiu impedir uma operação clandestina mediante a qual um dos filhos e outros familiares do falecido ditador líbio Muammar Kadhafi planejavam se estabelecer no México.

"Em 6 se setembro passado, a inteligência mexicana detectou um plano de entrada ilegal de Saadi Kadhafi e sua família (...) O governo evitou esse risco e desarticulou uma rede internacional que pretendia dar identidades falsas como mexicanos", explicou em coletiva de imprensa o secretário de Governo (Interior), Alejandro Poiré. Saadi Kadhafi, de 38 anos, está no Níger desde agosto, quando os rebeldes antigoverno tomaram Trípoli, praticamente encerrando o regime de Muammar Kadhafi, que estava no poder desde 1969.

O secretário informou que o grupo detido era integrado por pessoas de diversas nacionalidades, entre mexicanos, canadenses e um dinamarquês, que utilizavam consideráveis somas de dinheiro com o qual adquiriram várias propriedades no território mexicano, "que operariam como esconderijos".

Além disso, já contavam com aviões particulares alugados para realizar os deslocamentos da família de Kadhafi, inicialmente para o estado de Nayarit (oeste), sobre a costa do Pacífico, explicou Poiré.

O funcionário ressaltou o sucesso da operação e assegurou que ela demonstrou "a capacidade das autoridades mexicanas" para contribuir com a segurança regional.

Já a porta-voz do governo federal, Alejandra Sota, disse que Saadi , tinha uma ordem de prisão da Interpol e também enfrentava sanções da ONU, como a proibição de viagens e o congelamento de suas contas.

"Esta pessoa atualmente está no Níger, onde está sob custódia", acrescentou Sota ao se referir ao filho de Kadhafi.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições