MENU

Mundo

México prende em Cancún suposto chefe regional do tráfico

México prende em Cancún suposto chefe regional do tráfico

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:12

O Exército mexicano anunciou no domingo a prisão de um suposto chefe da violenta quadrilha de traficantes conhecida como Los Zetas, suspeito de ser o mentor de uma chacina em um bar no mês passado.

José Ángel Fernández foi preso por soldados no final da semana passada no balneário de Cancún (sudeste do México). As autoridades dizem que ele operava no Estado de Quintana Roo, onde fica essa cidade turística.

Em nota, o Exército disse que Fernández ordenou o ataque, em 31 de agosto, que resultou na morte de oito pessoas em um bar cujo proprietário teria se recusado a pagar aos traficantes uma "taxa de proteção".

O Exército disse que os Zetas estão praticando extorsões para financiar sua luta contra o Cartel do Golfo, uma facção rival. Os militares não deram detalhes sobre a prisão de Fernández, mas informaram que três outras pessoas foram detidas, junto com armas, dinheiro, celulares, veículos e uma lista de pessoas que estariam na "folha de pagamentos" dos Zetas em Quintana Roo.

Mais de 29 mil pessoas já morreram por causa da violência associada ao narcotráfico desde o final de 2006, quando o presidente Felipe Calderón tomou posse e mobilizou as Forças Armadas para enfrentar os cartéis da droga.   Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições