MENU

México prende em Cancún suposto chefe regional do tráfico

México prende em Cancún suposto chefe regional do tráfico

Atualizado: Segunda-feira, 27 Setembro de 2010 as 10:27

O Exército mexicano anunciou no domingo a prisão de um suposto chefe da violenta quadrilha de traficantes conhecida como Los Zetas, suspeito de ser o mentor de uma chacina em um bar no mês passado.

José Ángel Fernández foi preso por soldados no final da semana passada no balneário de Cancún (sudeste do México). As autoridades dizem que ele operava no Estado de Quintana Roo, onde fica essa cidade turística.

Em nota, o Exército disse que Fernández ordenou o ataque, em 31 de agosto, que resultou na morte de oito pessoas em um bar cujo proprietário teria se recusado a pagar aos traficantes uma "taxa de proteção".

O Exército disse que os Zetas estão praticando extorsões para financiar sua luta contra o Cartel do Golfo, uma facção rival. Os militares não deram detalhes sobre a prisão de Fernández, mas informaram que três outras pessoas foram detidas, junto com armas, dinheiro, celulares, veículos e uma lista de pessoas que estariam na "folha de pagamentos" dos Zetas em Quintana Roo.

Mais de 29 mil pessoas já morreram por causa da violência associada ao narcotráfico desde o final de 2006, quando o presidente Felipe Calderón tomou posse e mobilizou as Forças Armadas para enfrentar os cartéis da droga.   Postado por: Guilherme Pilão

veja também