MENU

Mundo

México prendeu mais de 1,3 mil membros de cartéis em 2010

México prendeu mais de 1,3 mil membros de cartéis em 2010

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

As forças federais mexicanas já capturaram durante este ano mais de 1.300 integrantes dos cartéis das drogas do Golfo e Los Zetas, que se enfrentam pelo controle do nordeste do México.

O secretário técnico do Conselho de Segurança Nacional, Alejandro Poiré, informou em entrevista coletiva que os dois bandos "sofreram baixas consideráveis em suas estruturas operacionais e de negócios após a apreensão de mais de 250 toneladas de maconha, duas toneladas de cocaína, 4 mil veículos e mais de 6.400 armas".

Poiré se referiu à Operação Coordenada Nordeste, que inclui os estados de Nuevo León e Tamaulipas e da qual participam todas as forças federais.

O secretário também afirmou que com este operacional, que na semana passada foi reforçado com a maior presença de forças federais, "foi possível conter a espiral de violência gerada pela luta entre o Cartel do Golfo e o Los Zetas, que começou em dezembro passado".

Poiré disse que a média de homicídios semanais atribuídos ao crime organizado nestes estados fronteiriços com os EUA sofreu redução de 38%, passando de 55 por semana durante junho e agosto para 34 desde setembro.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições