MENU

Mundo

México tenta retirar moradores de região ameaçada pelo furacão Jimena

México tenta retirar moradores de região ameaçada pelo furacão Jimena

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:29

Equipes de emergência e bombeiros tentam nesta terça-feira, 1º de setembro, retirar milhares de pessoas que insistem em permanecer em suas casas na região mexicana da Baixa Califórnia, ameaçada pelo poderoso furacão Jimena.

O furacão, de categoria 5, o máximo da escala, avança sobre a região com ventos de 250 km por hora e deve chegar à península na tarde desta terça. As autoridades alertaram a população a deixar suas casas. Favelas da região estão ameaçadas e, segundo as equipes de resgate, cerca de 10 mil pessoas se recusam a sair.

"Pela sua segurança e de sua família, entre no veículo ou vá para o abrigo mais próximo", dizia o bombeiro Ricardo Villalobos no alto-falante enquanto percorria as ruas da favela de Colonia Obrera. De acordo com a agência de notícias Associated Press, muitas pessoas temem que suas poucas posses sejam roubadas se eles sairem. O governo alertou que as pessoas que se recusarem a sair serão retiradas a força.

Grande parte da Baixa Califórnia é formada de deserto e montanhas pouco povoadas, mas Los Cabos é uma movimentada área de resorts frequentada por turistas americanos por seus campos de golfe, hotéis de alto nível, praias e iates.

O Centro de Furacões dos EUA prognosticou enchentes e alertou: "Os preparativos para proteger vidas e propriedades devem ser agilizados para serem concluídos."

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições